top of page
Todos diferentes, Todos Iguais

História Institucional

A diferença não é defeito.

Os Especiais – Associação de Inclusão Social fundada a 22 de junho de 2015, constituiu-se como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em Outubro de 2016, assumindo-se como uma Organização Não Governamental (ONG) de utilidade pública, sem fins lucrativos.

Fundada por um grupo de pessoas ligadas ao Clube Desportivo Os Especiais que consideraram indispensável a constituição de uma associação para a promoção da inclusão social do cidadão com deficiência e incapacidade, no respeito pelos princípios de normalização, personalização, individualização e bem-estar, bem como, o equilíbrio das suas famílias/cuidadores e, finalmente, a necessidade de sensibilizar e corresponsabilizar a sociedade civil e o Estado, nas suas várias formas, no papel que cabe-lhes na resolução dos desafios do cidadão com deficiência e incapacidade, e respetiva família/cuidador, na Região Autónoma da Madeira.
Apresentamos uma visão de referência e inovadora na demanda da inclusão social das pessoas com deficiência e incapacidade, criando respostas no desenvolvimento de competências, terapias e metodologias, de acordo com a especificidade de cada problemática no âmbito da multideficiência, criação de projetos de vida com qualidade e dignidade, na promoção e defesa dos direitos, promovendo uma sociedade inclusiva e a cidadania ativa.

 Trabalhando em rede com instituições congéneres, sob os valores do respeito pela diferença e dignidade das pessoas com deficiência e incapacidade, a inclusão, a não discriminação, a solidariedade, o associativismo, o espírito de missão e competência.
Após a implementação estatutária, com a eleição dos primeiros corpos sociais, a criação de parcerias e a implementação de um espaço físico de atendimento ao público, desde a sua constituição, a organização tem vindo a identificar as necessidades sociais dos nossos utentes e a criar projetos de intervenção social que desenvolvam uma resposta efetiva às problemáticas sociais e promovam o seu bem-estar social e dos seus agregados familiares.

No âmbito das suas valências de “Apoio ao Transporte de Pessoa com Deficiência” e “CAARPD – Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência e Incapacidade” disponibilizamos acompanhamento técnico especializado, apoio nas deslocações e o promovemos o encaminhamento a serviços e medidas locais/regionais de ação, saúde e segurança social, promovendo a sua autonomia e inclusão social.

No âmbito do acompanhamento biopsicossocial, mediante as carências sociais identificadas, redistribuímos equitativamente bens alimentares e não alimentares de forma regular, recolhidos entre doadores e parceiros, com entregas em sede ou ao domicílio.

Desenvolvemos ações educativas e grupos de discussão na promoção da higiene, gestão pessoal e familiar, promoção da empregabilidade, ações culturais, lúdicas e recreativas entre utentes e familiares/cuidadores.
Investimos no âmbito preventivo com a (in) formação para a inclusão social sob os valores institucionais, constitucionais, europeus e mundiais, sob a legislação e as declarações em vigor, comprometidos com o desenvolvimento de competências individuais, familiares e sociais que promovam a autonomia e o bem-estar biopsicossocial sob uma visão holística da intervenção com a pessoa com deficiência e incapacidade.
Neste momento apoiamos mais de 200 agregados familiares de utentes ou familiares/cuidadores de pessoas com deficiência e incapacidade, entre beneficiários diretos e indiretos, um impacto social em mais de quinhentas e sessenta pessoas.

No ano de 2023, a IPSS foi selecionada como um dos dois primeiros Centros de Apoio à Integração (CAI) na Região Autónoma da Madeira e como a entidade gestora para o acompanhamento/gestão do projeto vencedor do OPRAM 556 - Intervenção Terapêutica com Cavalos na Ilha do Porto Santo.

No ano de 2024, abrimos um novo espaço físico no Bairro de Santo Amaro, cidade do Funchal e iniciaram-se as obras de requalificação no espaço da sede social, dando melhores condições físicas aos nossos órgãos sociais, colaboradores e utentes, melhorando qualitativamente a nossa intervenção.

A crescente procura de acompanhamento e apoio de pessoas com deficiência e incapacidade ou dos seus familiares/cuidadores na Região Autónoma da Madeira tem tido a particular atenção nos objetivos estratégicos da organização, com uma dedicação especial na procura de diversificação das suas fontes de financiamento, criação de novas parcerias, revisão de acordos e protocolos, no sentido de aumentar quantitativamente e qualitativamente a sua resposta social, tendo ultrapassado com grande taxa de esforço e recursos limitados a sua capacidade de resposta.

Esperamos continuar com uma história que orgulha a nossa demanda social e transmitir brevemente o impacto social junto às pessoas e comunidade local.

bottom of page